• Sede Administrativa

    ParNa de Saint-Hilaire/Lange
    (Núcleo de Gestão Integrada – NGI ICMBio Matinhos)

    Rua das Palmeiras, 170
    Caiobá – Matinhos – PR
    CEP 83.260-000

    Fone/ whatsapp:

    (48) 98833-6485

    E-mail: ngi.matinhos@icmbio.gov.br

    Horário de atendimento:
    Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h

Visitação



Serra da Prata – Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange
Foto: Leonardo Milano

Os Parques Nacionais são Unidades de Conservação (UC) que têm como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico (Lei Federal 9.985/2000).

As atividades de visitação devem estar previstas nos instrumentos de planejamento da unidade de conservação e devem seguir as normas estabelecidas pela sua administração, sendo que o Plano de Manejo é o principal instrumento de gestão de uma área protegida. Enquanto uma UC não tem este documento elaborado, a administração deve tomar medidas voltadas à proteção dos atributos naturais que motivaram sua criação.

O Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange (PNSHL), assim como a maioria das UC, tem vários atrativos que já eram visitados antes mesmo de sua criação. Muitas vezes, é justamente a visitação nesses atrativos que acaba motivando o processo de criação de um Parque. Muitas das áreas visitadas no PNSHL estão situadas dentro de propriedades privadas. Pela lei, essas áreas terão que ser desapropriadas pelo Governo Federal para que se tornem áreas de posse e domínio públicos e possam ser efetivamente manejadas como um Parque Nacional. Enquanto isso não acontece, a visitação nesses locais depende de autorização dos proprietários e o ordenamento dessa atividade deve ser feito em parceria entre estes e o ICMBIO, com a colaboração dos visitantes. Antes de visitar uma dessas áreas, procure a administração do PNSHL para obter maiores informações.

Para conhecer os atrativos, acesse: O que fazer no Parque

Deixe um comentário