• Sede Administrativa

    Rua das Palmeiras, 170
    Caiobá - Matinhos - PR
    CEP 83.260-000

    Fone/Fax: (41) 3452-6340

    E-mail: parnashl.pr@icmbio.gov.br

    Horários de atendimento:
    Seg-Sex: 08:00-11:30, 14:00-17:00

  • Facebook

  • Previsão do tempo

  • Anúncios

Morro do Escalvado

Vista de Matinhos a partir do Morro do Escalvado
Foto: Cláudio E. Castro

Município: Matinhos

Trilha no Morro do Escalvado
Foto: Cláudio E. Castro

Como chegar: o Morro do Escalvado (ou ainda Morro das Margaridas ou do Teleférico) está localizado próximo ao centro de Matinhos e abrigou um teleférico que foi desativado em meados da década de 1990. Para chegar ao alto do Morro, de onde se tem uma ampla vista da orla marítima desde Guaratuba (à direita) até o balneário Praia de Leste (à esquerda), a principal trilha utilizada inicia-se na Rua Orestes Pechebella (rua da caixa d´água da Sanepar). Obs.: há uma outra trilha que segue a antiga linha dos cabos do teleférico, iniciando no final da Rua Albano Muller; contudo, ela é muito íngreme e apresenta diversos pontos de erosão, não sendo recomendada pela administração do Parque.

Características: a trilha, que tem 800 metros, está totalmente inserida no Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange. Seu traçado não foi preparado para a atividade de caminhada, o que aumenta o risco de escorregões e quedas, e pode tornar a subida de aproximadamente 30-40 minutos até o topo do morro (224 metros de altitude) um pouco cansativa. É considerada de nível médio de dificuldade. Parte da estrutura do teleférico permanece em alguns pontos da trilha e no alto do Morro do Escalvado, e recomenda-se não subir na estrutura metálica do topo do morro, evitando-se acidentes. Veja a trilha aqui.

Orientações normativas: mantenha-se no caminho principal e não crie trilhas alternativas. Não colete plantas. Traga todo o lixo produzido por você ou seu grupo de volta, pois não há coletores de lixo na trilha. É proibido fazer fogueiras e acampar no topo do morro, já tendo ocorrido alguns incêndios da vegetação causados por fogueiras ou bitucas. Não recomenda-se subir o morro antes ou após chuvas, pois a trilha fica muito escorregadia, aumentando o risco de lesões, além da possibilidade de descargas elétricas no cume do morro. Suba sempre com outra pessoa para que alguém possa ajudá-lo, se necessário.

Infraestrutura local: não há infraestrutura no morro, porém a cidade de Matinhos oferece várias opções de alimentação e hospedagem.

img_20181204_113521542

Vista panorâmica a partir do Morro do Escalvado
Foto: Anny Karolina Sbrogio

 

 

 

 

Anúncios

2 Respostas

  1. Lindo!!! Quero subir assim que abrir sol !!!

  2. já subi duas vezes,antes do teleférico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: