• Sede Administrativa

    ParNa de Saint-Hilaire/Lange
    (Núcleo de Gestão Integrada – NGI ICMBio Matinhos)

    Rua das Palmeiras, 170
    Caiobá – Matinhos – PR
    CEP 83.260-000

    Fone/ whatsapp:

    (48) 98833-6485

    E-mail: ngi.matinhos@icmbio.gov.br

    Horário de atendimento:
    Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h

Cartilha do Caminhante Consciente da Serra da Prata

Grupo no início da trilha, preparado para acampamento.
Foto: Leonardo Milano

 

Atenção para o procedimento de registro dos visitantes

Antes de ir para a trilha:

a- Leia o Termo de Conhecimento de Riscos e Normas da Trilha da Torre da Prata

b- Preencha o formulário de Cadastro de Visitantes da trilha da Torre da Prata. Em caso de grupo de visitantes, uma pessoa deve se responsabilizar pelo preenchimento do cadastro e apenas um formulário deve ser usado para todo o grupo.

Ao retornar da trilha:

Preencha o formulário de Registro de saída da trilha da Torre da Prata

Informações e orientações sobre a trilha da Torre da Prata

  1. A trilha da Torre da Prata é uma das mais exigentes da Serra do Mar paranaense. O percurso é longo, existem subidas fortes e trechos íngremes na rocha. É necessário ter bom preparo físico e planejar adequadamente a visita. Fique atento aos caminhantes mais cansados ou lentos e nunca os deixe sozinhos
  2. De mochila leve, a subida da Torre da Prata leva de 4 a 6 horas e a descida cerca de uma hora a menos. Estabeleça um horário limite para voltar, idealmente no máximo até às 14h. Volte no horário limite mesmo que não tenha chegado ao final. E tenha sempre uma lanterna e pilhas reservas na mochila.
  3. De mochila pesada (cargueira), a subida da Torre da Prata pode levar o dia todo. Só suba com equipamentos para acampar no cume se tiver certeza da disponibilidade de espaço. Em caso de dúvida, entre em contato com a equipe gestora do Parque Nacional
  4. Monte a mochila de forma inteligente. Evite peso desnecessário e tente, na medida do possível, levar tudo dentro da mochila, embalando os itens em sacos plásticos para protegê-los de uma eventual chuva durante a caminhada.
  5. O início da trilha da Torre da Prata tem trechos pouco definidos e há várias trilhas secundárias que dificultam a orientação.  A equipe do Parque, em conjunto com o Clube Paranaense de Montanhismo (CPM) realizou a marcação da trilha até o início dos campos de altitude, porém, na dúvida, prefira ir com um condutor experiente ou alguém que conheça bem o caminho. À noite é possível orientar-se pelas fitas refletivas com o uso de uma lanterna (lembre-se de levar pilhas de reserva). Com neblina, porém, pode ser bem difícil encontrar o caminho. A maior parte da trilha é feita dentro da floresta, onde muitos aparelhos de GPS não funcionam adequadamente. Se possível, leve bússola e mapa para auxiliar na orientação.
  6. Os deslizamentos de terra ocorridos em março de 2011 não afetaram significamente a trilha, porém há dois pontos de erosão bem próximos dela, na segunda metade do caminho. Recomendamos atenção extrema nestes locais.
  7. As temperaturas na parte alta da trilha frequentemente se aproximam de 0ºC e podem ficar negativas. Leve agasalho suficiente e nunca esqueça o anoraque ou uma boa capa de chuva, mesmo com previsão de bom tempo. A hipotermia é um sério risco para os caminhantes despreparados.
  8. Se for acampar no cume, use apenas o local de acampamento existente. Não abra novas clareiras, nem faça fogueiras. O espaço acomoda no máximo 2 barracas pequenas (para 2-3 pessoas). Verifique a agenda de visitação junto à administração do Parque e só planeje o pernoite após certificar-se de que há espaço disponível.
  9. Redobre a atenção e os cuidados em caso de chuva. Trechos íngremes podem ficar muito perigosos, é elevado o risco de novos deslizamentos de solo e o ato de caminhar no solo molhado aumenta bastante o desgaste da trilha. Por essas razões, em caso de previsão de mau tempo, evite percorrer a trilha.
  10. Leve pelo menos 1,5 litros de água potável por pessoa. Há apenas duas fontes de água ao longo do percurso, uma em um afluente do rio São Sebastião e outra próxima ao cume (porém esta é intermitente e pode desaparecer na época da seca). A água nesses córregos, apesar de aparentemente limpa, costuma ter alta concentração de bactérias, de ocorrência natural, podendo vir a causar doenças. Por segurança, leve para adicionar na água pastilhas purificantes, que podem ser encontradas em lojas de artigos para camping.
  11. Sob hipótese alguma faça fezes ou urina próximo dos pontos de coleta de água. Mantenha uma distância de pelo menos 60 metros de qualquer fonte de água e enterre as fezes. Uma boa sugestão é utilizar uma pequena pá de jardineiro. Jamais enterre ou abandone lenços umedecidos, que contêm material sintético cuja decomposição leva muitos anos.
  12. Se for lavar panelas ou utensílios, raspe primeiro os restos de alimento e junte com seu lixo. Depois pegue água e lave os utensílios longe do curso d’água. Mantenha o curso d’água limpo, sem resíduos.
  13. Procure se manter na trilha principal. Não abra ou use atalhos. Os atalhos confundem os caminhantes e criam fortes erosões.
  14. Muitas pessoas vão para as montanhas buscando paz e silêncio. Respeite essa opção. Não faça barulho, principalmente à noite nos locais de acampamento.
  15. Leve todo o seu lixo de volta, inclusive papéis de bala e pontas de cigarro. Tudo bem embalado para não cair no caminho. Se puder, colabore: ao encontrar lixo na trilha ou no local de acampamento, recolha o que for possível. Assim, você contribui para evitar danos à fauna e manter o ambiente em boas condições.
  16. Caso encontre alguém desrespeitando a montanha ou os demais visitantes, aproxime-se educadamente e converse, tentando assim conseguir mais um aliado na preservação do meio ambiente e do bom convívio.
  17. Leia, siga e divulgue as normas de conduta de mínimo impacto em ambientes naturais.
  18. Contribua com o monitoramento da trilha, relatando qualquer impacto ou irregularidade. Para isso, utilize o formulário “Registro de saída da trilha da Torre da Prata”.
  19. Abaixo você encontra um mapa da trilha da Torre da Prata.

Mapa da trilha da Torre-da-Prata

 

14 Respostas

  1. Nunca vi tamanha qualidade em uma orientação de trilha de algum destino brasileiro. Excelente.

    Por favor, o valor 1497 m é a altitude de algum marco geodésico? IBGE -carta (estimativa) mostra 1549 m, ESRI- 1471 m e Google Earth (ambos tem dificuldade pela interpolação de locais altos, acidentados), 1452 m. ?

    • Obrigado, Geraldo! Bom que gostou da informação que disponibilizamos.
      Quanto à altura do cume colocada no mapa (1.497m), ela consta nas cartas topográficas do DSG (Exército) 1:50.000 e 1:25.000 (ambas de 1998). Se precisar, podemos enviá-las para você.
      Att., PNSHL.

      • Muito obrigado pela resposta. Por favor,senão for demais, poderia então me encaminhar? Prometi a um amigo pesquisador da neve, do RJ, que faria o Atlas dos Cumes (principais)do Sul, já que há ,digamos, falta de organização, listas , carência dos dados, por ex, apenas um cume no RS. Pelas cartas do IBGE, sistema ESRI e pelo Google Earth,, também por estimativa, ou seja, cota não medida comprovada,e no último, pela ineficiência da interpolação em cumes acidentados e de pequena área do topo, os valores da Torre da Prata são:, IBGE=1549 m, ESRI=1471 m e GE= 1452 m.Agradeço, mais uma vez e a descrição, alertas, orientações da trilha, são fenomenais (e eu que não consigo autorização para medir 28 dos 50 cumes de SC, que estão no Parna São Joaquim. Devo ser um sujeito perigoso, com instrumentos e câmera fotográfica).. Obrigado.

  2. Desculpe-me, mas estou de volta. Não precisa enviar os mapas, pois já os obtive através do site do ITCG (sendo 2858, 1 50K e 28582-SO Limeira, que tem área do pico da Serra da Prata). Curioso, que nos dois mapas, há diferentes altitudes. 1502 m na de 1:50K e 1497m na outra. Ou seja, o cume da Serra da Parta, denominado de Morro Grande em ambas as cartas, tem 5 estimativas 1) GE=1452 m, 2)ESRI=1471 m, 3)DSG 25 K=1497 m, 4)1502 m carta IDSG 1:50K e finalmente, 1549 m(5), carta do IBGE. Mais redundante que rio de águas cristalinas, ou Cachoeira do Véu de Noiva, ou a famigerada denominação de Morro da Boa Vista,como se houvesse uma Má, quem sabe um dia, não medimos o(s) cume(s)?

    • Geraldo, por gentileza. Pretendo subir a Torre da Prata na próxima sexta. Queria ter uma ideia do tempo que levarei e da dificuldade. Como compararia a Torre com o Marumbi? É mais ou menos íngrime? Há mais ou menos trechos de grampos e cordas? Subi o Marumbi em 2 horas. Quanto tempo acha que levarei para subir a Torre? Muito obrigado, Fernando Cintra (fpcintra@gmail.com)

  3. Olá Geraldo, além das cartas que você já citou, temos uma 1:50.000 mais recente do DSG, que segue por email. Att., PNSHL.

  4. Olá em breve vou subir esse morro, sou montanhista e tbm ciclista atleta de mountain bike.
    Seria possível autorização para eu percorrer o trajeto possível de bike?
    Pretendo ir uma primeira vez a pé , e a segunda de bike, somente onde considero pedalavel

    • Prezado Carlos,

      não há proibição expressa à subida de bike, contudo desaconselhamos fortemente a atividade visto a trilha não ter qualquer preparação para esta prática, haver trechos instáveis e colados aos deslizamentos de solo de 2011, ter muitas brejaúvas e tucuns (palmeiras com espinhos) no trajeto e haver barrancos extremamente íngremes (trechos de escalaminhada).

      Att., PNSHL.

  5. olá, poderiam me enviar a carta que abrange a torre da prata por email por gentileza? afonso.lenzi@gmail.com muito obrigado!

  6. olá, soms dois guardaparques de torres del Paine Biosphere Reserve (Chile), Stamos interesados em fazer esta trilha (e conoscer como funciona este parque) . poderiam me enviar a carta que abrange a torre da prata por email por gentileza?? elbagamonal@gmail.com muito obrigada!

    • Olá, Elba! Enviamos a carta inbox.

      Não recomendamos fazer esta trilha no verão, devido às fortes chuvas (já houveram fortes deslizamentos recentes nesta serra), ventanias (com queda de árvores) e incidência de raios no cume da Torre da Prata, inclusive com descargas elétricas já tendo atingido montanhistas. Sugerimos FORTEMENTE que se reprogramem e façam esta trilha na época mais seca (inverno).

      Atenciosamente,
      Administração do PNSHL.

  7. olá, poderiam me enviar a carta que abrange a torre da prata por email por gentileza?davy40.oliveira@gmail.com muito obrigado.

Deixe um comentário