Voluntariado

Programa de Voluntariado do PNSHL temporariamente suspenso

Em virtude da redução na equipe de servidores do Parque Nacional nos últimos anos, tivemos que suspender temporariamente nosso Programa de Voluntariado em 2015. Contudo, continuamos realizando atividades esparsas, de forma não-sistemática, dentro das linhas temáticas divulgadas, que podem necessitar de voluntários. Se quiser colaborar nessas atividades pontuais, entre em contato conosco passando seus dados, para cadastro no nosso banco de voluntários.
 
Iniciativas independentes de grupos de pessoas, tais como grupos de manutenção de trilhas, de educação ambiental, etc, que queiram realizar atividades planejadas dentro do Parque Nacional ou o envolvendo, devem procurar a administração da Unidade para conversarmos sobre as possibilidades destas atividades, e sobre como o Parque Nacional poderia assessorar e apoiar tais iniciativas. 

O Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange possui um Programa de Voluntariado com possibilidade de atuação em três linhas temáticas: Construção/manutenção de trilhas e manejo dos impactos da visitaçãoPesquisa Científica Gestão da Informação.

O coordenador do Programa de Voluntariado no PNSHL, Rodrigo Torres, explica que o serviço voluntário no âmbito do ICMBio é orientado pela Lei n° 9.608/1998  e pela Instrução Normativa n° 03/2009, sendo caracterizado pela atividade não remunerada, prestada por pessoa física maior de 18 anos, que possua documento público de identificação e não tenha pendências junto aos órgãos de meio ambiente. “No momento, estamos cadastrando os interessados. Pretendemos começar com poucos voluntários e ir gradualmente aumentando, pois é uma experiência nova na gestão deste Parque e precisa estar bem organizada para atender tanto às necessidades da Unidade de Conservação quanto às expectativas dos voluntários”, acescenta Rodrigo.

O cadastramento pode ser feito pela internet: basta enviar um e-mail para parnashl.pr@icmbio.gov.br indicando como assunto: Programa de voluntariado. No corpo da mensagem, o(a) interessado(a) deve colocar:

  • nome completo, endereço e telefones para contato;
  • a(s) linha(s) temática(s) que tem interesse em atuar, observando os requisitos de cada uma delas (detalhamento abaixo);
  • o(s) dia(s) e período(s) da semana que tem disponível; e
  •  um breve texto sobre si mesmo e sobre porquê gostaria de ser voluntário no PNSHL.

Os materiais e equipamentos necessários ao trabalho, assim como a alimentação nas atividades de campo, serão fornecidos pelo ICMBio e, ao final do período, os voluntários receberão um Certificado de Participação.

______________________________

Conheça as atividades de cada linha:

Construção/manutenção de trilhas e manejo dos impactos da visitação.

Local de trabalho: Sede e trilhas do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange.

Carga horária: 8 horas por semana ou 16 horas por quinzena.

Público: estudantes de cursos de graduação de Universidades e Faculdades da região; comunitários; outras pessoas interessadas.

Descrição de Atividades: reuniões internas, reuniões com a comunidade envolvida, análise de sítio, diagnóstico, vistorias de campo, planejamento dos indicadores e de ações de manejo de impactos, definição do NBV (número balizador da visitação), elaboração de projeto gráfico de placas de sinalização e sua instalação, ações de correção do traçado e intervenções na trilha, capacitações.

Habilidades necessárias: informática básica (word, excel, internet); cordialidade no trato com colegas e com a comunidade; disposição para passar várias horas seguidas em campo (em trilhas e na mata).

Condições e restrições de trabalho: o voluntário deve ter boa condição física devido ao uso de ferramentas (tais como enxada, picareta, pá, etc), caminhadas em trilhas íngremes e exposição ao sol/calor por longos períodos; não possuir doenças que possam interferir no trabalho de campo (anemia, problemas graves de pressão, problemas cardíacos, etc); não ter alto grau de reação alérgica a picadas de insetos (mosquitos, mutucas, borrachudo, vespas, etc); estar vacinado contra tétano.

______________________________

Pesquisa Científica

Voluntaria_projeto_avifauna

Voluntária em atividade do projeto de levantamento de avifauna.

Local de trabalho: Sede do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange, trilhas no interior e entorno do Parque, laboratórios da UFPR Litoral.

Carga horária: 8 horas por semana ou 16 horas por quinzena

Público: estudantes de cursos de graduação e pós-graduação de Universidades e Faculdades da região; outros profissionais interessados.

Descrição de Atividades: apoio de campo, coleta de dados em campo, triagem de material em laboratório, reuniões internas, capacitações.

Condições e restrições de trabalho: o voluntário deve ter boa condição física devido a realização de extensas caminhadas em trilhas íngremes e exposição ao sol/calor por longos períodos; não possuir doenças graves que possam interferir no trabalho de campo; não ter alto grau de reação alérgica a picadas de insetos (mosquitos, mutucas, borrachudo, vespas, etc); estar vacinado contra tétano.

Habilidades necessárias: informática básica (word, excel, internet); afinidade com pesquisas científicas (leitura de artigos, trabalhos em campo e laboratório).

______________________________

Gestão da Informação

O cadastramento nesta linha temática destina-se à formação de um “quadro reserva”, pois o Parque já conta com a ajuda de uma profissional da área para a organização do acervo atual.

Local de trabalho: Sede do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange.

Carga horária: 4 horas por semana ou qualquer outra carga horária e periodicidade conforme disponibilidade do voluntário.

Público: profissionais, professores ou estudantes de cursos de graduação de Universidades e Faculdades da região na área de Gestão da Informação.

Descrição de Atividades: organização do acervo de publicações existentes no PNSHL (aproximadamente 1.000 títulos), tanto fisicamente como num software específico.

Habilidades necessárias: informática básica (word, excel, internet); possuir graduação concluída ou em curso na área de gestão da informação ou biblioteconomia, ou ter experiência prática na organização de bibliotecas.

Uma resposta

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: