Histórico

Formação do Conselho

O processo foi conduzido pelo Instituto de Ecoturismo do Paraná (IEPR) em parceria com a equipe do Parque, com apoio da Secretaria de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente. Entre os anos de 2006 e 2007 foram realizadas diversas reuniões com as comunidades, setor público, setor privado e organizações não governamentais, para esclarecimentos sobre a Unidade de Conservação e os mecanismos de gestão participativa e para identificação dos possíveis componentes do colegiado, culminando com a realização de uma oficina final em 21 de agosto de 2007.

Ações do Conselho

2007

A primeira atividade, antes mesmo da publicação da Portaria de criação do Conselho, foi a elaboração do Regimento Interno, pelo qual devem ser realizadas três reuniões ordinárias anuais, nas quais os Conselheiros discutem os principais aspectos relacionados à gestão da área protegida.

2008

O Conselho Consultivo do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange foi oficialmente criado pelo ICMBio, por meio da Portaria nº 37, de 25 de junho. No primeiro ano de funcionamento, o assunto prioritário foi a redefinição dos limites da Unidade de Conservação, prevista na Lei que a criou. Os estudos realizados pelas equipes do ICMBio foram apresentados durante reuniões ordinárias e uma extraordinária, e embasaram as decisões dos conselheiros sobre a proposta a ser defendida durante as audiências públicas realizadas nos dias 25 e 26 de novembro em Matinhos e Paranaguá, respectivametne.

2009

Assunto que demandou muita atenção dos Conselheiros, em uma oficina com dois dias de duração realizada em agosto, foi a elaboração do Plano de Ação do Conselho. Este plano identificou os principais temas a serem trabalhados pelo período de 12 meses e especificou ações a serem realizadas por diversas instituições. Duas Câmaras Técnicas foram criadas pelo Plano de Ação: Câmara de Comunicação, voltada para elaboração de materiais de divulgação do Parque; e Câmara de Captação de Recursos, com o objetivo de identificar possíveis parcerias e fontes de financiamento para as ações do Conselho.

2010

Foram realizadas duas Reuniões Ordinárias, que trataram de assuntos gerais do Conselho e da Unidade de Conservação.

2011

Naquele ano, o principal assunto que mobilizou os conselheiros foi o Plano de Manejo: foram eleitas duas representantes para acompanhar a equipe do Parque nos trabalhos referentes à elaboração do documento, desde as etapas de diagnóstico; e todos tiveram a oportunidade de participar do Curso de Capacitação sobre Plano de Manejo, realizado em três etapas pelo ICMBio, com o objetivo de esclarecer os conselheiros sobre o complexo processo de elaboração do documento, dotando-os de ferramentas para participar do processo de forma mais efetiva e consciente da sua importância. Parte dos conselheiros participou também de uma série de capacitações promovidas pelo Instituto Mater Natura por meio do projeto Gerenciamento Integrado de Unidades de Conservação da Mata Atlântica: a Capacitação em Gestão Participativa como uma Estratégia de Conservação.

Ainda em 2011 foi discutido o novo regimento interno e a reestruturação do Conselho, visando, especialmente, ampliar a representação comunitária. As discussões necessárias para ampliação do colegiado foram estendidas até o primeiro semestre de 2012, pois verificou-se a necessidade de maior discussão junto à população.

2012

A primeira atividade do Conselho ocorreu em março: a Expedição do Conselho ao redor do Parque, realizada com o objetivo de proporcionar aos conselheiros uma visão intregada da Unidade de Conservação e sua região de entorno, contribuindo, também, para o processo de reestruturação do colegiado. Nos meses de abril e maio foram realizadas 14 reuniões nas comunidades, para definição da nova composição do Conselho e eleição dos representantes para o biênio 2012-2013. Os representantes assumiram em agosto e no mês seguinte  elaboraram, por meio de uma oficina, o Plano de Ação para o período de sua gestão.


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Uma resposta

  1. Participei do curso de conselho gestor, e ontem 19.11.2011, concluímos as atividades de treinamento sobre o plano gestor, ambas, com a finalidade de preparar melhor os conselheiros , para os passos seguintes que nos levarão a realização do plano de manejo.
    Vamos nos animar, para dar agilidade a todas as tarefas que nos levarão a conclusão dessa etapa, na certeza que essa conclusão nao virá tao rapidamente como sonhamos.
    Essas últimas etapas, foram ótimas em tudo, nas pessoas, no lugar, nas instalações e claro na alimentação!

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