• Sede Administrativa

    Rua das Palmeiras, 170
    Caiobá - Matinhos - PR
    CEP 83.260-000

    Fone/Fax: (41) 3452-6340

    E-mail: parnashl.pr@icmbio.gov.br

    Horários de atendimento:
    Seg-Sex: 08:00-11:30, 14:00-17:00

  • Facebook

  • Previsão do tempo

  • Anúncios

Expedição Urubu na Estrada promove atividades nos municípios do entorno do PNSHL

Entre os dias 21 a 25 de março, o Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange (PNSHL) teve o privilégio de receber o professor-pesquisador Alex Bager, coordenador da “Expedição Urubu na Estrada” e referência nacional em Ecologia de Estradas.

A Expedição, que é uma grande ação de conservação da biodiversidade brasileira para avaliar os efeitos de estradas, rodovias e ferrovias nas Unidades de Conservação (UC) e nas espécies ameaçadas de extinção, promove inúmeras atividades de divulgação da problemática, treinamentos e diagnósticos sobre a condição de estradas no que tange aos atropelamentos de fauna. É vinculada ao Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE) da Universidade Federal de Lavras (UFLA – MG) e, localmente, contou com o auxílio da equipe do Parque Nacional e de seus parceiros para promover três importantes atividades na região da UC.

 

IMG-20190322-WA0000

Exposição
Foto: Marcio Ferla

A primeira foi a Exposição Itinerante “Expedição Urubu na Estrada”, apoiada pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Secretário Sérgio Cioli) e de Educação. Ficou aberta por dois dias no saguão da Prefeitura Municipal de Matinhos e contou com a visita de diversas escolas municipais, acompanhadas por monitores da Exposição (estudantes voluntários da UFPR Litoral).

 

IMG_20190322_102629745 (edit)

Palestra
Foto: Marcio Ferla

A segunda atividade, que contou com mais de 50 participantes, foi a Palestra “Impactos de Infraestruturas Viárias sobre a Biodiversidade”, apoiada pela UFPR Litoral, através da professora Juliana Quadros, e ministrada em suas dependências.

 

 

 

P_20190325_143208_vHDR_Auto (edit)

Minicurso
Foto: Rodrigo Torres

E a terceira foi o Minicurso “Protocolo de Monitoramento de Fauna Atropelada”, apoiado pelo IFPR Campus Paranaguá, através da professora Izabel Cavallet, e realizado em seu auditório, contando com mais de 70 participantes entre estudantes, professores, profissionais autônomos e técnicos de instituições de meio ambiente.

 

Fora estas atividades, foi elaborado um diagnóstico de campo da situação das principais rodovias do entorno do PNSHL, envolvendo pesquisadores e equipe da UC.

Assim, além da grande exposição da população local, principalmente de estudantes, a esta temática tão importante e pouco divulgada, a passagem da Expedição pelo Parque Nacional resultou num significativo estreitamento das relações da UC com pesquisadores da área, gerando propostas de pesquisas sobre monitoramento de fauna atropelada e formas de mitigação de tais impactos.

20190322_165248 (edit)

Abertura da Exposição
Na foto (da esquerda para a direita): Alex Bager (CBEE), Izabel Cavallet (IFPR), Juliana Quadros (UFPR), Sérgio Cioli (Secretaria Municipal do Meio Ambiente), Rogério Florenzano Jr. (ICMBio – PNSHL).

P_20190322_101938_PN (edit)

Palestra
Foto: Rodrigo Torres

IMG-20190322-WA0001

Exposição
Foto: Marcio Ferla

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: