Predação de animais silvestres por cães e gatos

Cães (Canis familiaris) e gatos (Felis catus) são animais que vêm acompanhando os humanos há milhares de anos. Estes animais domesticados expandiram-se ao redor do mundo, em conjunto com os humanos, auxiliando-os em diversas tarefas. Estima-se que a população mundial de cães domésticos atualmente esteja entre 700 milhões a 1 bilhão de indíviduos – o que corresponde a 10% ou mais do total da população humana.

Gato atacando uma ave. Foto: Claudius Thiriet/Gamma-Rapho/Getty Images.

Gato atacando uma ave
Foto: Claudius Thiriet/Gamma-Rapho/Getty Images.

Infelizmente, o manejo inadequado destes animais vêm trazendo sérios danos ao meio ambiente. Cachorros e gatos são predadores, e mantém ainda instintos primitivos de caça. Por serem espécies introduzidas, nem sempre possuem competidores naturais, e a fauna nativa pode não ter defesas específicas para evadir-se deles, especialmente em ambientes como ilhas.

É sabido que a segunda maior causa de extinção de espécies do planeta é a introdução de espécies exóticas, ficando atrás apenas da perda de habitats naturais. Dados recentes indicam que, somente nos Estados Unidos, gatos matam uma média de 2,4 bilhões de pássaros e 12,3 bilhões de mamíferos por ano, a maioria deles espécies nativas. Além disso, os animais domésticos podem transmitir doenças aos animais silvestres, como parvovirose, raiva e cinomose.

Em um recente trabalho desenvolvido no entorno do Parque Nacional da Tijuca (RJ), com dados de resgate de fauna silvestre dos anos de 2005 a 2012, foi registrado 36 ocorrências de injúrias provocadas por cães domésticos em animais silvestres, representando quase 10% do total de 372 animais resgatados durante o período. Nas ocorrências provocadas por cães, 33% dos animais silvestres foram coletados já em óbito, 17% foram resgatados com ferimentos severos e 50% eram filhotes órfãos cujas mães foram abatidas. As espécies atingidas foram gambás, ouriços-cacheiros, tamanduás-mirins, mãos-pelada e lagartos teiú.

Cervo que foi perseguido por cães no entorno do PNSHL
Foto: Acervo PNSHL

No Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange e seu entorno, já foram registrados diversos ataques a animais silvestres por animais domésticos. Um dos mais dramáticos aconteceu em um bairro de Matinhos, próximo ao Morro do Escalvado, quando um cervo tentou escapar de um bando de cães, que o perseguiram por diversas casas enquanto este fugia saltando vários muros. Infelizmente o cervo, já muito estressado, ferido e debilitado devido a perseguição, morreu um pouco depois do seu resgate, mesmo sendo atendido por veterinários em uma clínica.

Filhote de lontra, resgatado no entorno imediato do PNSHL
Foto: Acervo PNSHL

A simples presença de cães em ambientes naturais pode interferir nas estratégias de sobrevivência de diversas espécies. Em 2011, em uma área do entorno do PNSHL nos fundos do bairro Tabuleiro (Matinhos), uma lontra foi acuada por cães e, durante a fuga, deixou um filhote para trás. O filhote foi resgatado pela equipe do Parque Nacional, sendo realizadas tentativas de reencontro do filhote com a mãe, porém sem sucesso. Como necessitava de cuidados especiais naquela etapa de vida, o filhote foi enviado ao Zoólogico de Curitiba.

Possuir um animal de estimação é uma grande responsabilidade. Trata-se de um ser vivo com necessidades físicas e emocionais, e se não manejado com o devido cuidado pode causar graves impactos ambientais. Para evitar casos como os relatados acima, siga sempre os princípios da POSSE RESPONSÁVEL DE ANIMAIS DOMÉSTICOS.

-Confira neste link uma lista de artigos em português e inglês sobre predação por animais domésticos.

 

Uma resposta

  1. os cães e os gatos são predadores que eu mais tnho medo…………..

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: