Centro de pesquisas lança aplicativo para monitoramento de fauna silvestre atropelada

CBEE, Imagem de Divulgação

CBEE, Imagem de Divulgação

Segundo estimativas do Centro Brasileiro de Pesquisa em Ecologia de Estradas (CBEE), mais de 450 milhões de animais silvestres são atropelados por ano nas estradas do Brasil, ou cerca de 15 por segundo.

Buscando reduzir este quadro alarmante, o CBEE anunciou recentemente o lançamento do aplicativo chamado Sistema Urubu Mobile.

O Urubu Mobile pretende ser uma rede social com o objetivo de reduzir os impactos negativos de rodovia e ferrovias na biodiversidade.

Através deste aplicativo gratuito, espera-se que qualquer pessoa com smartphones ou tablets possa adicionar informações confiáveis e padronizadas sobre atropelamentos de fauna selvagem nas estradas do país ao CBEE. Ao encontrar um animal atingido, o usuário utiliza o aplicativo para fotografá-lo. A data, hora e coordenada geográfica do registro são automaticamente anexados à foto, e vão para o banco de dados do CBEE.

Como a ecologia de estradas é ainda muito recente no Brasil, carecem ainda muitas informações sobre o que acontece nas estradas do país. Pretende-se que os dados levantados com o sistema sejam utilizadas por grupos de pesquisa, órgãos governamentais, ONGs e outros segmentos da sociedade para planejamento rodovias e ferrovias e reduzir seus efeitos no meio ambiente.

Gato-Mourisco encontrado atropelado na PR-508. Foto: Rodrigo Torres

Gato-mourisco encontrado atropelado na PR-508
Foto: Rodrigo Torres.

O Sistema Urubu foi idealizado pelo CBEE e produzido com o auxílio dos departamentos de Ciência da Computação, Ciências Florestais e Biologia da Universidade Federal de Lavras – MG, além de parceria com a Tetra Pak, Fundação Grupo Boticário, TFCA/Funbio, CNPq, Fapemig e ICMBio.

O Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE) está sediado na Universidade Federal de Lavras, MG, e tem como meta ser um Centro de Excelência em pesquisa, capacitação, desenvolvimento de tecnologia e estabelecimento de políticas públicas em temas que relacionem empreendimentos viários (rodovias e ferrovias) e biodiversidade.

O professor Alex Bagel, coordenador do projeto, é o responsável pela pesquisa com as estimativas anuais de atropelamentos no Brasil. Estes dados são baseados em 14 artigos científicos publicados em diferentes revistas brasileiras e que foram realizados em vários biomas. As análises foram realizadas para cada estado brasileiro e para animais de pequeno, médio e grande porte. Os dados mostram que mais de 400 milhões são de pequenos vertebrados, cerca de 3 milhões de grandes vertebrados, e os demais de médio porte.

 

Links relevantes:

Portal do Centro Brasileiro de Ecologia em Estradas (CBEE)

Download do aplicativo no Google Play

 

Fontes:

O Eco – O Pesquisador que quer Salvar Animais com um Celular

O Eco – É tempo de urbuzar

Revista Terra da Gente – Aplicativo monitora acidentes com animais em vias brasileiras

Portal do Centro Brasileiro de Ecologia em Estradas (CBEE)

 

 

 

Uma resposta

  1. […] de Guarda-Parques; Universo Jatobá; Blog Ciências Divertida; Consumidor Moderno Consciente; Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange; Tetra Pak; Kioskea.net; JusBrasil; Rede Bichos; Saneamento Básico – o […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: