Comunidade do Parati Recebe Visita Técnica e Reunião do Conselho Consultivo do PNSHL

Trilha do Salto Parati. Foto: Silvester Thomas

Trilha do Salto Parati. Foto: Silvester Thomas

No dia 03 de dezembro de 2013 foi realizada uma visita técnica e a 15ª Reunião do Conselho Consultivo do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange (PNSHL), na comunidade do Parati, Guaratuba-PR. Os participantes da visita foram os representantes do Conselho Consultivo – sociedade civil e poder público –, estudantes dos cursos de Gestão Ambiental e Gestão em Turismo da Universidade Federal do Paraná Setor Litoral, além de outros convidados e interessados. Para a ida ao Parati foram feitos dois grupos: um que foi para a comunidade de barco pela baía de Guaratuba, e outro que foi a pé pelo Caminho Novo do Cambará (Estrada do Parati). 

O objetivo da visita técnica foi atender a uma das metas previstas no Plano de Ação do PNSHL: o conhecimento e reconhecimento da comunidade do Parati pelos conselheiros, da situação social e ambiental da comunidade, bem como dos acessos para se chegar a ela (vias aquática e terrestre). Além disso, foi repassado pela equipe do Parque Nacional o contexto histórico-cultural dos locais visitados, bem como informações relativas à conservação e à preservação ambiental dos espaços e atrativos naturais.

15ª Reunião do Conselho Consultivo do PNSHL. Foto: Rodrigo Torres

15ª Reunião do Conselho Consultivo do PNSHL. Foto: Rodrigo Torres

Durante a 15ª Reunião do Conselho Consultivo do PNSHL, foram discutidos temas diversos, com foco principal na questão dos acessos à comunidade do Parati. Foi deliberado que seja dada continuidade, o mais breve possível, ao processo de licenciamento ambiental para a recuperação do Caminho Novo do Cambará, a fim de que a comunidade tenha uma outra opção de acesso aos centros urbanos. Atualmente, o acesso por barco é dificultado pela dependência da maré ou mesmo impossibilitado em ocasiões climáticas desfavoráveis. Discutiu-se também a construção de um trapiche comunitário, a situação de abandono da região e alternativas econômicas vinculadas ao ecoturismo.

A comunidade do Parati possui o Salto Parati como seu principal atrativo turístico, localizado dentro do PNSHL.

Salto Parati. Foto: Marili Miretzki

Salto Parati. Foto: Marili Miretzki

Anúncios

Uma resposta

  1. Essa visita foi maravilhosa e muito importante para que pudéssemos entender melhor a dinâmica da comunidade que embora disponham de uma natureza exuberante em todo o seu quadrante, encontram sérias dificuldades para descobrir, entender e trabalhar com a vocação do local. A natureza dali, caprichosa que é, exigirá talvez uma dose maior de, criatividade e real envolvimento dos locais que correm o risco de até mesmo se extinguir, caso optem por cruzar os braços esperando uma solução externa.
    É certo que precisam de ajuda, mas também precisam trabalhar mais para alcançar objetivos!
    obrigada a equipe do parque por essa atividade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: