Sobre o Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais

IlhasCurrais

Em 20 de junho de 2013 foi sancionada a Lei n° 12.829, que criou o Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais, no Paraná, o terceiro desta categoria no Brasil, depois de Abrolhos e Fernando de Noronha. O novo parque possui cerca de 1400 hectares de área.

Esta é a segunda Unidade de Conservação (UC) criada em território brasileiro por meio de lei federal. A primeira foi o Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange, em 2001. O Projeto de Lei n° 7.032 foi proposto em 2002 pelo então Deputado Federal Luciano Pizzatto, com o objetivo de proteger áreas de nidificação de várias espécies de aves marinhas existentes no Arquipélago de Currais, assim como os ambientes marinhos em seu entorno. Após longa tramitação no Legislativo Federal, o projeto foi aprovado no Senado em 21 de maio de 2013, seguindo então para sanção presidencial. A criação de uma UC por projeto de lei não é a forma usual, em geral ela se dá por meio de decreto do Poder Executivo.

Localização de Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais.

Localização de Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais, no Paraná.

O Arquipélago dos Currais é composto por três ilhas (Grapirá, Três Picos e Filhote) e localiza-se a aproximadamente dez quilômetros da linha de costa (6 milhas náuticas), na direção do balneário Praia de Leste, em Pontal do Paraná. É um importante local de reprodução de aves marinhas que, há quase duas décadas, é estudado por pesquisadores do Laboratório de Ornitologia do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (CEM/UFPR). Estes estudos mostraram a grande importância do arquipélago para o Atobá (Sula leucogaster) e a Fragata ou Tesourão (Fregata magnificens), que se reproduzem o ano todo; para a Gaivota (Larus dominicanus), cujo período reprodutivo vai de julho a novembro e também para o Socó (Nycticorax nycticorax) e a Garça-branca-grande (Ardea alba), que se reproduzem na primavera. Os Trinta-réis-de-bico-vermelho (Sterna hirundinacea) também utilizam as Ilhas dos Currais para reprodução, embora isso não aconteça todos os anos.

Outro grupo que se beneficiará com a criação da UC serão as cerca de 44 espécies de peixes, que utilizam as águas do entorno do arquipélago como local de alimentação e proteção, destacando-se a garoupa-verdadeira (Mycteroperca marginata) e o mero (Epinephelus itajara), ambas espécies ameaçadas de extinção. O mero tem a pesca proibida. A conservação dos estoques pesqueiros da área também beneficiará os pescadores artesanais da região que pescarão no entorno da UC.

Até o momento a nova UC não possui analistas ambientais lotados nela, sendo a Coordenação Regional do ICMBio em Florianópolis (CR-09) responsável pela gestão de Currais.

 

Reunião Pública

No dia 19 de setembro de 2013 ocorrerá reunião pública com os pescadores artesanais intitulada “O Arquipélago de Currais: os resultados do Projeto Currais, a comunidade local e a nova realidade da região”.

A reunião tem início previsto para 14 horas, no Instituto Federal do Paraná, Câmpus Paranaguá, endereço Rua Antônio Carlos Rodrigues, 453 – Bairro Porto Seguro, em Paranaguá/PR.

Esta reunião tem o objetivo de fomentar a aproximação entre as instituições de pesquisa, órgão gestor e comunidade para promover a compreensão do panorama regional, nacional e internacional no qual a criação do Parque Nacional Marinho de Currais está inserida.

 

Conheça mais sobre as Ilhas dos Currais em:

– KRUL, R. 2004. Aves marinhas costeiras do Paraná. p. 37-56. In: Aves marinhas e insulares brasileiras: bioecologia e conservação (Organizado por Joaquim Olinto Branco). Editora da UNIVALI, Itajaí, SC.

– Página do Parna Marinho das Ilhas dos Currais no Portal do ICMBio

– Projeto Currais

 

Contato da CR-09:

– Telefone: (48) 3282-2617 / (48) 3282-2163

– E-mail: cr9.icmbio@icmbio.gov.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: