Conselho Consultivo comemora os 12 anos do PNSHL com dia de palestras

A pauta da reunião privilegiou a apresentação de trabalhos que estão sendo desenvolvidos nas comunidades do entorno do Parque Nacional

A pauta da reunião privilegiou a apresentação de trabalhos que estão sendo desenvolvidos nas comunidades do entorno do Parque Nacional

Realizada na última quinta feira, 23 de maio, a 14ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange teve uma pauta especial em comemoração aos 12 anos de criação da Unidade de Conservação. Os assuntos relativos ao funcionamento do Conselho e à gestão do Parque  foram concentrados no início, tomando apenas 90 minutos dos trabalhos. A partir das onze horas foram realizadas palestras sobre temas de interesse do colegiado, seguindo as indicações do Plano de Ação do Conselho para o biênio 2012-2013. As apresentações foram realizadas pelos membros do Conselho ou por convidados por eles indicados e trataram, principalmente, de trabalhos que estão sendo realizados no entorno do Parque e novas propostas para beneficiar a região.

O Gerente Regional da EMATER, Marcos de Oliveira foi o primeiro a falar e apresentou o Programa de Gestão de Águas, Solos e Biodiversidade em Microbacias Hidrográficas, destacando as microbacias litorâneas que serão alvo do programa. Em seguida, Leoclides Lazzarotto, um dos representantes da EMATER no Conselho Consultivo, explicou sobre as atividades e propostas do Plano de Ação da Microbacia Rio das Pombas, que abrange o PNSHL e as comunidades Quintilha, Colônia Maria Luiza e Colônia Pereira. O programa é dirigido aos agricultores familiares da região e tem o objetivo de melhorar a quantidade e qualidade da água no manancial do rio das Pombas, um dos principais do litoral paranaense. Finalizando os trabalhos da manhã, o engenheiro agrimensor da Prefeitura de Paranaguá, Sr. Luiz Affonso da Silveira, apresentou brevemente alguns aspectos legais sobre regularização fundiária urbana e rural.

No período da tarde, os trabalhos foram iniciados com a palestra sobre sistemas de cultivo agroflorestais intitulada Transição Agroecológica para o Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange, feita pelo Conselheiro Carlos Eduardo Seoane, representante da EMBRAPA-Florestas. Em seguida, a conselheira Juliana Melchiori, representante da Cooperativa Motirõ, apresentou o trabalho que vem sendo desenvolvido com moradores do entorno do PNSHL na região da rodovia PR-508 e que visa o fortalecimento da agroindústria de base familiar na região: o Projeto SAL – Sistema Agroalimentar Localizado. Depois foi a vez do Professor Francisco Xavier, do Instituto Superior do Litoral do Paraná (ISULPAR), em Paranaguá, que apresentou dois temas de interesse dos presentes: o Projeto de Rede de água da Comunidade Santa Cruz, Paranaguá, que propõe soluções para o fornecimento de água da parte da Colônia Santa Cruz situada na planície, próxima à rodovia PR-508, que foi interrompido em 2011 em consequência dos deslizamentos de terra que afetaram a captação que abastecia aquela localidade; e o Projeto Alternativo de Saneamento da Ilha do Mel, apresentado como proposta a ser implantada nas comunidades rurais do entorno do Parque.

Vita encerrou o evento com palestra sobre a Serra da Prata

Vita encerrou o evento com palestra sobre a Serra da Prata

A palesta de encerramento coube ao Conselheiro Henrique Paulo Schmidlin, o “Vitamina”, ilustre montanhista paranaense e um dos que traçou, em 1966, o caminho atualmente usado para atingir o cume da Serra da Prata. “Vita” fez uma rica apresentação sobre aspectos históricos e curiosidades sobre a ocupação da região litorânea do Estado, tendo como pano de fundo a Serra da Prata.

No salão de reunião foram afixados posters com informações sobre alguns dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos no PNSHL pela equipe gestora, pesquisadores colaboradores e também por alunos da UFPR-Litoral.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: