Fiscalização apreende palmito cortado dentro do PNSHL

Palmito apreendido (1)

Sessenta e duas peças de palmito in natura foram apreendidas dentro do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange (PNSHL) na região da Colônia Quintilha, município de Paranaguá, os autores da ação, entretanto, não foram encontrados.

A região já vinha sendo observada pelos órgãos responsáveis pela fiscalização ambiental devido ao recebimento de denúncias de extração ilegal de palmito e, na tarde do dia 19, uma equipe formada por um fiscal do ICMBio e três policiais do Batalhão Ambiental conseguiu localizar o produto.

O feixe de palmito estava escondido na mata. Foto: ICMBio

O feixe de palmito estava escondido na mata. Foto: ICMBio

As 62 cabeças de palmito estavam escondidas na mata, próximo a uma antiga estrada de serviço, amarradas em um único feixe, que foi dividido para facilitar o transporte pela equipe de fiscalização. Os responsáveis pelo corte não foram localizados – possivelmente fugiram ao ouvir a aproximação dos fiscais. Procedimento padrão em situações como esta, foi lavrado um Auto de Infração e realizado o recolhimento do produto que, por ser perecível, pode ser doado antes da conclusão do processo administrativo. Por decisão da equipe gestora do PNSHL, o material apreendido foi doado a uma escola pública em Matinhos e a duas instituições de assistência a idosos em Curitiba.

A palmeira juçara (Euterpe edulis) é uma espécie nativa de grande importância ecológica no ecossistema da Mata Atântica. A principal ameaça à espécie, atualmente, é o corte ilegal para fins comerciais e, neste aspecto, o consumidor desempenha um papel importante em prol da conservação pois, se não houver mercado consumidor para o produto ilegal, a atividade criminosa será reduzida. É possível aproveitar os frutos da juçara para fabricação de polpa, a exemplo do que acontece com o açaí. Para popularizar esta forma de uso, será realizada em Matinhos, nos dias 03 a 05 de maio, a II Festa da Juçara: confira a programação no link http://www.motiro.org/eventos/93-ii-festa-da-jucara.html e participe! E para saber mais sobre o palmito e como ajudar a protegê-lo acesse nossas páginas Palmito JuçaraDicas e Saiba mais.

Anúncios

Uma resposta

  1. A divulgação de acoes como essa e’ muito importante, assim como a educação para outras utilidades para a palmeira. Esperamos que um dia tudo seja diferente e que a floresta ganhe o respeito que merece e oferece “riqueza” para aqueles que dela dependem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: