ICMBio e Clube Paranaense de Montanhismo realizam Curso de Sinalização de Trilhas

Curso de Sinalização de Trilhas no Paraná

A parceria entre o Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange (PNSHL) e o Clube Paranaense de Montanhismo (CPM) – os quais desenvolvem um trabalho conjunto para o mapeamento, sinalização e manutenção de trilhas na Serra da Prata, no PNSHL – rendeu mais um fruto. Nos dias 23 e 24 de fevereiro foi realizado o curso teórico-prático de Sinalização de Trilhas, tendo como ministrante Pedro de Castro da Cunha e Menezes, Diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (DIMAN-ICMBio).

O objetivo do curso foi divulgar ao público montanhista do Paraná as técnicas de sinalização que estão sendo adotadas pelo ICMBio em suas Unidades de Conservação (UCs). Estas técnicas são baseadas em experiências internacionais bem sucedidas e adaptadas para a realidade brasileira.

O curso foi dividido em duas partes. A teórica, realizada na sede do CPM, em Curitiba, e a prática, executada na Trilha do Mãe Catira-Morro Sete, na Serra da Graciosa, munícipio de Quatro Barras. Durante a aula teórica, foram abordados os seguintes temas: teoria geral de sinalização; modelos de sinalização de trilhas em diversos países do mundo; por que, como e onde sinalizar; uso de cores, texturas, textos, ícones e símbolos. Já a parte prática, realizada ao longo de todo o dia seguinte, consistiu em implantar a sinalização por meio de setas pintadas nos troncos das árvores que margeavam a trilha e, na ausência destas, em pedras. Setas amarelas foram pintadas no sentido do cume do morro, e setas brancas no sentido do retorno.

Durante o curso, Pedro Menezes comentou sobre as experiências com trilhas de longo curso que já são uma tradição em países da Europa e nos Estados Unidos, com percursos que atravessam diferentes estados ou países. No Brasil, estão sendo implantadas as primeiras iniciativas deste gênero, citando como exemplo a Trilha Transcarioca (RJ) que está sendo sinalizada, cortando UCs federais, estaduais e municipais. A política atual de uso público do ICMBio tem apostado no grande potencial das trilhas em áreas protegidas, como já ocorre em boa parte do mundo, para trazer benefícios tanto às UCs quanto à sociedade. Para isso o Instituto tem realizado inúmeras capacitações e incentivado os técnicos e parceiros das UCs a efetivar ações em prol das trilhas.

Houve a participação de 25 pessoas durante o curso: montanhistas do Clube Paranaense de Montanhismo, da Associação Montanhistas de Cristo e da Federação Paranaense de Montanhismo e de servidores do ICMBio dos Parques Nacionais de Saint-Hilaire/Lange, do Superagui e da Serra do Itajaí. Os três Parques Nacionais já desenvolvem ou iniciarão o trabalho com sinalização de trilhas em suas unidades, e os servidores tiveram a oportunidade de conversar amplamente com o diretor da DIMAN sobre a situação das trilhas em suas UCs.

Ao final do curso, em um relato pessoal, Marcelo Brotto, montanhista do CPM, declarou: “em nome dos montanhistas presentes agradeço ao Pedro de Castro da Cunha e Menezes pela disponibilidade e pela qualidade do curso ministrado. Foi uma oportunidade única de ouvir uma autoridade do ICMBio que acredita na ‘conservação pelo uso’ e que enxerga os montanhistas como aliados para o sucesso das Unidades de Conservação”.

Para a administração do PNSHL, a realização deste evento, de forma conjunta, fortalece a parceria que existe entre as duas instituições e reforça a proposta do ICMBio em envolver a sociedade na gestão das Unidades de Conservação.

Você pode ver mais fotos do curso em nossa página do Facebook, clicando aqui.

 

Foto-Rodrigo TorresFoto - Getulio Rainer Vogetta_5

Foto - Getulio Rainer Vogetta_2

Foto - Getulio Rainer VogettaFoto - RodrigoTorres

 

Foto_Getulio Rainer Vogetta

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: