Equipe inicia recuperação da sinalização no PNSHL

A falta de conhecimento da população sobre a existência e os limites da área protegida é uma das principais causas de problemas que afetam uma Unidade de Conservação.  Entre outros efeitos negativos, o desconhecimento leva a danos não intencionais, assim como gera insegurança nos moradores que ainda se encontram em seu interior ou nas comunidades vizinhas, prejudicando a relação entre a sociedade e a equipe gestora da Unidade de Conservação.

A sinalização é uma das estratégias para aumentar a percepção sobre a área e, considerando a extensão do perímetro do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange (PNSHL), aproximadamente 164 quilômetros, é um trabalho de longo prazo. Seu início foi em 2009 com a instalação de nove placas distribuídas nas rodovias que circundam o Parque e dezesseis placas em seu interior, em estradas rurais e trilhas na mata. A produção e instalação do material foi feita pelo departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) em cumprimento a uma condicionante estabelecida pelo IBAMA no processo de licenciamento de um trecho da Rodovia PR 412.

Embora ao longo de quase quatro anos, a equipe tenha executado ações pontuais de reparação das placas, havia a necessidade de realização de um serviço generalizado de manutenção daquelas colocadas no interior do Parque, que se encontram sob condições de umidade elevada. Em alguns locais será necessário recolocar a sinalização, que desapareu.

Equipe reponsável pela manutenção das placas internas do PNSHL.

O trabalho é coordenado pelo Analista Ambiental Rodrigo Torres e tem a participação do estagiário, voluntários e outros membros da equipe do PNSHL. Envolve a retirada das placas para limpeza, substituição das peças de madeira para sustentação, atualização de informação referente ao telefone da sede administrativa e recolocação em local visível, marcando o limite da Unidade de Conservação.

 

Placas instaladas no interior do PNSHL necessitavam de recuperação.Placa recolocada em estrada rural após manutenção.

Uma resposta

  1. […] – restauração e recolocação de placa informativa no início da área do Parque (veja esta matéria); […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: