Descoberta uma nova espécie de canela no PNSHL

Ocotea marumbiensis – Foto: Marcelo Brotto

É com muita satisfação que recebemos a notícia da descrição de uma nova espécie de árvore (canela) da floresta atlântica do Brasil, cuja espécie-tipo é da Torre da Prata, no Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange (PNSHL):

Ocotea marumbiensis ocorre na Região Sul do Brasil, nos estados de Santa Catarina e Paraná. É encontrada na Floresta Ombrófila Densa Montana, entre 700 e 1.230 m.s.m., ocupando o dossel. A espécie é rara em sua área de ocorrência, por isso é categorizada nos critérios da IUCN (2001) como Em Perigo (EN B1ab(iii)). Em material vivo, a coloração da flor é esverdeada e o fruto quando maduro é preto lustroso. Coletada com flores de janeiro a outubro e com frutos de maio a novembro. A floração aparentemente se estende por alguns meses, sendo comum encontrar flores e frutos imaturos durante esse período.
O epíteto específico faz alusão ao Pico do Marumbi, local onde foi encontrada a maior população até o momento, servindo também como homenagem à montanha que tem sido inspiração para várias gerações de pesquisadores.”

O artigo “Uma espécie nova de Lauraceae da floresta atlântica do Brasil”, dos pesquisadores Marcelo L. Brotto & João B. Baitello, foi publicado na revista científica Rodriguesia e pode ser lido na íntegra em:
http://rodriguesia.jbrj.gov.br/FASCICULOS/rodrig63-3/id%20391.pdf

Deixamos aqui nossos parabéns aos pesquisadores pela descoberta, em especial ao Marcelo Brotto, do Clube Paranaense de Montanhismo, que muito trabalha pela conservação da Serra da Prata.

Uma resposta

  1. […] pesquisador já realizou outros trabalhos no Parque e acrescentou que “os estudos sobre a flora no Parque se concentraram na faixa […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: