ICMBio e Clube Paranaense de Montanhismo investem em parceria para a conservação da trilha da Torre da Prata

Grupo chega à Torre da Prata, debaixo de garoa

No último final de semana, nos dias 25 e 26 de agosto, uma equipe de dez pessoas, entre servidores do ICMBio e membros do CPM (Clube Paranaense de Montanhismo), subiram a trilha da Torre da Prata, no Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange (PNSHL).

O objetivo da expedição foi verificar o estado da trilha e da sua sinalização, bem como da área de camping no topo da montanha, visando o ordenamento do uso público do local. Entre os participantes, estiveram presentes o Diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do ICMBio, Pedro de Castro da Cunha e Menezes, a Coordenadora Geral de Uso Público e Negócios do ICMBio, Sonia Kinker, e os membros da Diretoria do CPM, Guilherme Machado e Marcelo Brotto.

Aula prática de sinalização de trilhas, ministrada por Pedro Menezes

No início da caminhada, foi realizada uma prática de sinalização de trilhas para os participantes, com a metodologia que vem sendo difundida para uso nas Unidades de Conservação federais. A aula foi ministrada por Pedro Menezes, que também é instrutor do ICMBio no tema.

A longa caminhada (6,3 km, em cada sentido) permitiu a troca de muitas idéias sobre sinalização e melhoria da trilha entre os participantes, bem como sobre o Termo de Reciprocidade entre ICMBio e CPM, que está em fase de elaboração. A idéia desta parceria é a implementação do Programa “Adote uma Montanha” na Serra da Prata, tendo início pela Torre da Prata.

Equipe do ICMBio ao final da caminhada

Outras atividades em conjunto com o CPM já estão previstas para acontecer em 2012, tais como o mapeamento, a avaliação e a sinalização de toda trilha da Torre da Prata e de seus ramais.

Após a árdua chegada ao cume (1.497m de altitude), os montanhistas do CPM retornaram à base, e a equipe do ICMBio pernoitou na área de camping.

Os servidores do PNSHL reiteram o agradecimento a todos que participaram desta inesquecível empreitada!

Uma resposta

  1. Show de bola! muito animador acompanhar os acontecimentos e principalmente poder torcer junto pelo sucesso dessa e de muitas outras parcerias que por certo acontecerão!
    Parabéns para todos!
    Valeu Rogério!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: