Começa o estudo da lontra neotropical no PNSHL

O ICMBio e a UFPR Litoral deram início, no último dia 07, ao projeto de pesquisa sobre a lontra neotropical (Lontra longicaudis) no Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange, com o objetivo de compreender o uso do ambiente e a ecologia alimentar desta espécie e assim contribuir para a sua conservação e auxiliar na gestão e manejo da Unidade de Conservação. Nos dias 07, 08 e 15 foi feita uma expedição para reconhecimento de campo e marcação da área de estudo e a primeira etapa de coleta de dados começou no dia 21 (terça feira) e vai até hoje.

O trabalho consiste em vasculhar, minuciosamente, trechos de dois rios no interior do Parque a procura de sinais da presença de lontras, como pegadas, tocas, refúgios, locais de repouso, sítios de defecação e fezes. Foram escolhidos dois riachos com características semelhantes, porém um deles foi afetado pelas enchentes e deslizamentos de terra ocorridos em março de 2011.  Em cada rio, a área de estudo tem 3 km de extensão e está dividida em 30 seções de 100 metros. Desta forma será possível comparar as informações obtidas em cada local e avaliar qual o impacto daquele evento natural na sobrevivência da espécie. As etapas de campo para coleta de dados têm duração de cinco dias e serão realizadas, mensalmente, até julho de 2013. Além das informações in loco, a equipe coleta fezes das lontras para estudo da sua dieta em laboratório. Está prevista também a coleta de amostras de água para análise de parâmetros físico-químicos, e a participação de um ictiólogo (especialista em peixes) para realizar a coleta e identificação das espécies de peixes (e crustáceos) que vivem nestes rios. Esse estudo permitirá traçar uma relação entre a ictiofauna e a carcinofauna presentes nos rios e a alimentação das lontras, elucidando questões sobre estratégias de predação e de uso do habitat pelas lontras e impacto dos deslizamentos de terra.

Nas etapas de campo, a equipe de pesquisa coleta diversas informações sobre as lontras e recolhe amostras de fezes para análise em laboratório.

A professora Juliana, coordenadora do projeto, explica a importância do trabalho:  “O projeto é extremamente relevante para aperfeiçoar os conhecimentos básicos sobre a ecologia das lontras na região da Serra da Prata. Agora, quase no final da primeira campanha de campo, estou muito feliz com os primeiros resultados e minha expectativa aumenta com a vinda de um especialista em peixes para realizar o levantamento da ictiofauna, possivelmente o principal item alimentar da espécie. Além de contribuir com informações básicas sobre as lontras, o projeto é inovador pois se propõe a compreender o que acontece com as lontras em um rio vitimado por um desastre natural vultuoso como o que ocorreu na região em março de 2011” .

Este projeto tem o título de “Ecologia e conservação da lontra neotropical, Lontra longicaudis, no Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange, Serra da Prata, PR” e está sendo desenvolvido com apoio do ICMBio por meio da Coordenação Geral de Manejo para Conservação (CGESP/DIBIO). No trabalho estão envolvidas  doze pessoas: três servidores e uma estagiária do Parque, a Profa. Dra. Juliana Quadros (da UFPR Litoral), um ictiólogo, uma bolsista de iniciação científica e cinco voluntários – dois ligados ao programa de voluntariado do ICMBio e três ligados à UFPR.

2 Respostas

  1. fico feliz em contribuir indiretamente, mas a pesquisa inicia-se na nossa propriedade. Quero contribuir cada vez mais com o pessoal da pesquisa.

    • Para a administração do Parque é uma satisfação poder contar com a colaboração dos proprietários nas diversas atividades de proteção e manejo do Parque, inclusive na permissão do uso das áreas para atividades de pesquisa. Agradecemos pelo apoio, estas parcerias são muito importantes.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: