Fiscalização conjunta do ICMBio e BPAmb encontra crimes ambientais no PNSHL

Uma espingarda, munições diversas, 30 tábuas e 20 palanques apreendidos e duas pessoas autuadas foi o resultado da atividade de fiscalização realizada no interior do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange no último dia 28.

A operação foi organizada a partir da constatação, feita dias antes por uma equipe de vistoria do PNSHL, que uma árvore da espécie Guaricica (Vochysia bifalcata)  havia sido cortada e estava sendo desmembrada em tábuas e palanques dentro da unidade de conservação. A partir daí, fiscais do ICMBio realizaram um trabalho de investigação sobre a situação e solicitaram o apoio da 1ª Companhia de Polícia Ambiental, sediada em Paranaguá.

A equipe de fiscalização, formada pelo ICMBio e policiais do Batalhão Ambiental, retornou então ao local, quando encontrou o posseiro da área em um rancho, onde foram encontradas a espingarda e as munições, tipicamente utilizadas para caça de animais silvestres. A caminho do local onde estava a madeira serrada, foi ainda encontrada e destruída uma armadilha de caça. O responsável pela área foi autuado pela posse de equipamentos de caça no interior da unidade de conservação e foi preso pelos policiais por posse ilegal de arma, sendo conduzido à Delegacia da Polícia Federal de Paranaguá, de onde foi liberado no mesmo dia, sob fiança. Questionado sobre o corte e beneficiamento da árvore, o autuado informou que a a atividade era de responsabilidade de outra pessoa. A equipe de fiscalização contou e mediu toda a madeira que já se encontrava serrada no interior da floresta e dirigiu-se em busca da pessoa responsável pelo corte das árvores, sendo encontrado apenas seu pai.

O responsável pelo corte das árvores e desdobramento da madeira foi notificado a comparecer à sede administrativa do PNSHL, onde posteriormente recebeu o auto de infração. O autuado também não possuía registro da motosserra, e recebeu orientação da equipe de fiscalização sobre os procedimentos legais para futuras solicitações de utilização de madeira nativa para uso na propriedade. A madeira apreendida será retirada do local pela equipe do PNSHL, podendo vir a ser doada para alguma entidade beneficente, ou associação de moradores, da região.

3 Respostas

  1. Que bom saber que diligencias foram tomadas no sentido de preservação da integridade do PNSHL; que ótimo que a autoridade foi em busca de todos os envolvidos, isso sim me parece dar melhor efeito fazendo com que essas pessoas saibam que precisam mudar o comportamento e respeitar a unidade. Eu acredito que a presença da autoridade deva ir além da punição para que o resultado seja mais eficaz. Jamais deve-se pensar que é tempo perdido explicar mais uma vez, a quem quer que seja que a autoridade precisa atuar onde o ser humano não aprende a preservar!

    • Com certeza, Olga. A fiscalização não pode ser uma ação isolada e a prevenção deve ser uma prioridade. Neste sentido, acreditamos que a atuação do Conselho e dos conselheiros em suas comunidades é fundamental. Sendo uma preocupação geral, ela aparecerá no Plano de Ação do Conselho, que concluiremos em breve, não é?

  2. Eu confio no Plano de Manejo e sim claro o plano de ação é uma ferramenta a mais na constituição do plano e acredito ser a prevenção em qualquer área o grande passo para mudanças futuras que serão lentas eu sei e já estou conformada. Mas posso dizer que individualmente pontuarei as minhas atitudes e decisões nesse sentido. E me preocupo em informar novos moradores de minha região sobre o parque e a preservação da natureza que o envolve e que o constitui.O belo parque merece ser mais conhecido para ser melhor amado!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: