ICMBio disponibiliza recursos para pesquisas no PNSHL

O ICMBio, por meio da Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade (DIBIO), investirá recursos para realização de três projetos de pesquisa no Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange em 2012.  Os projetos visam aumentar o conhecimento sobre a fauna do Parque, gerando subsídios para elaboração do Plano de Manejo. Os três projetos de pesquisa apresentados pelo PNSHL ao ICMBio no final de 2011 foram aprovados. São eles:

Anuros e Squamata do PARNA Saint Hilaire/Lange – continuação do inventário de anfíbios anuros (sapos, rãs e pererecas), iniciado em 2011, com ampliação do estudo incluindo serpentes e lagartos.

Comparação da Avifauna entre Áreas com Diferentes Tipos de Uso do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange – Que tem o objetivo de avaliar a composição da fauna de aves em diferentes regiões do Parque: áreas  cultivadas, de uso turístico, de mineração, de piscicultura, de habitações e áreas de florestas nativas bem preservadas.

Ecologia Aplicada à Conservação da Lontra Neotropical, Lontra longicaudis, no Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange, Serra da Prata, PR – Será desenvolvido na região noroeste do Parque e tem o objetivo de compreender o uso do ambiente e a ecologia alimentar da lontra, em corpos d’água atingidos e não atingidos pelos deslizamentos de terra de março de 2011, com vistas à sua conservação na região e à gestão e manejo do Parque.

Os trabalhos de campo terão início em abril, se estenderão ao longo de 2012 e, provavelmente, nos primeiros meses de 2013 devido à necessidade de se abranger todas as estações do ano. Serão desenvolvidos pela equipe da Unidade de Conservação em parceria com pesquisadores de diversas instituições: Universidade Federal do Paraná: Setor Litoral, Centro de Estudos do Mar e Campus Palotina; Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Museu de História Natural do Capão da Imbuia, ligado à Prefeitura Municipal de Curitiba. Os projetos também envolverão voluntários.

2 Respostas

  1. Parabéns aos gestores do parque por mais essas conquistas, e que todos os projetos necessários a elaboração do plano de manejo sejam prontamente atendidos, de forma a acelerar a elaboração do plano de manejo, já que este será o marco regulador das atividades de populações que estão no entorno bem como as inerentes ao proprio parque!
    parabéns.

  2. Parabens equipe, sucesso nesta nova faze de pesquisa!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: