ICMBio registra imagens do PNSHL

Expedição Fotográfica registra o Parque Nacional e seu entorno

Entre os dias nove e dezesseis de março, a Divisão de Comunicação do ICMBio realizou, no Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange, a segunda Expedição Fotográfica do SisMidia – o Banco Multimídia de Biodiversidade. A  expedição foi coordenada por Leonardo Milano, fotógrafo e Analista Ambiental do ICMBio e contou com a participação dos fotógrafos colaboradores Rubens Matsushita e Aurelice Vasconcelos.

Ao longo dos sete dias de atividades, a equipe se dividiu para registrar os principais atrativos do Parque, como cachoeiras e trilhas, e também as paisagens do entorno, incluindo a Lagoa do Parado (abrangida por um Parque Municipal e inserida na APA Estadual de Guaratuba). Devido à dificuldade de acesso, beleza cênica e diversidade de ambientes existentes, foram dedicados três dias à trilha da Torre da Prata, o mesmo ocorrendo com a Lagoa do Parado. Em todo o período estiveram acompanhados por funcionários ou conselheiros da Unidade de Conservação.

Aurelice, Leonardo e Rubens captaram as paisagens, a fauna e diversidade de ambientes da região do PNSHL

Além do cenário, a expedição teve como objetivo registrar a biodiversidade do Parque, com ênfase nas espécies consideradas em perigo de extinção. O tempo muito seco prejudicou o avistamento de fauna, porém, entre os animais fotografados, foram feitos importantes registros de espécies ameaçadas: Maria Catarinense (Hemitriccus kaempferi), Maria da Restiga (Phylloscartes kronei) e Bicudinho-do-brejo (Stymphalornis acutirostris).

O apoio de alguns membros do Conselho Consultivo foi de fundamental importância para o sucesso da expedição fotográfica. A equipe do Parque agradece especialmente à Nívea Gurski, representante da Associação Comercial de Matinhos e proprietária da pousada Recanto das Bromélias Ecoturismo; a Celso Maceno Filho, representante do Setor Produtivo de Morretes e sócio-proprietário da Calango Expedições; à Bianca Reinert, representante da ONG Mater Natura Instituto de Estudos Ambientais, e aos demais pesquisadores que apoiaram a equipe na Lagoa do Parado; ao Sr. Alfredo de Freitas, representante da Comunidade do Parati, e demais moradores da comunidade; à Empresa Ambiental Paraná Florestas e ao Hotel Mata Atlântica.

A equipe ficou hospedada no Recanto das Bromélias, em Matinhos.

Na Lagoa do Parado, a equipe foi acolhida na base de pesquisa do Reserva Bicudinho-do-brejo e recebeu orientações dos ornitólogos.

Aurelice e Rubens percorreram a difícil trilha da Torre da Prata guiados por Celso, da Calango Expedições.

O SisMidia

O SisMidia é composto por imagens e sons das Unidades de Conservação federais. Por ele será possível conhecer um pouco da fauna e flora, dos biomas e ecossistemas, das populações tradicionais e do trabalho desenvolvido pelo ICMBio. A página do sistema terá acesso público, mas apenas pessoas cadastradas poderão inserir ou baixar arquivos. Instituições de ensino e pesquisa, empresas, ONGs, entre outros, poderão pesquisar e solicitar imagens para uso com finalidades educativa, cultural ou científica, garantido o devido crédito ao autor e ao ICMBio . As buscas por imagens poderão ser feitas utilizando palavras-chave, como: autor, nome de espécie, bioma, local, rio, unidade de conservação, entre outras.

A intenção é fazer do SisMidia uma referência no registro e disponibilização de multimídia sobre a biodiversidade brasileira e, para garantir a diversidade e qualidade do material disponibilizado, a Divisão de Comunicação (Dcom) planejou uma série de expedições fotográficas às unidades de conservação federais, registrando fauna, flora, belezas naturais e o trabalho do ICMBio. A intenção é de que, no futuro, todas as unidades tenham ampla documentação fotográfica.

Segundo Leonardo Milano, responsável pela gestão do SisMidia, o sistema está em fase final de implantação e, em breve, estará à disposição no site do ICMBio. Quem quiser mais informações ou puder colaborar com imagens, pode entrar em contato pelo e-mail leonardo.milano@icmbio.gov.br.

Algumas das imagens produzidas durante a expedição fotográfica já foram divulgadas na nossa página no Facebook. Acesse: Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange e confira!

3 Respostas

  1. Parabéns! Rogério, Beatriz e toda equipe do parque pelo empenho de trazer esta equipe de fotógrafos que realizaram um trabalho árduo. e maravilhoso,

  2. Obrigado pelos agradecimentos e parabéns ao ICMbio e toda a equipe envolvida neste importante projeto que sem dúvida irá somar em muito para o Parque.

    Um abraço e sucesso …

  3. […] A Divisão de Comunicação do ICMBio divulgou uma amostra das imagens captadas no Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange na primeira quinzena de março (ver ICMBio registra imagens do PNSHL). […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: