Câmara Técnica do Conselho se reúne na Sede Administrativa do PNSHL

Os Conselheiros Renata e Gilmar e o Analista Ambiental do PNSHL, Consoni, reunidos na Sede do Parque, em Matinhos.

Na tarde de ontem, dia 27,  foi realizada a primeira reunião da Câmara Técnica de Avaliação e Monitoramento do Conselho Consultivo do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange, composta pelos conselheiros Renata Padilha e Gilmar da Silva e pelo Analista Ambienal do Parque, José Otávio Consoni. Esta Câmara Técnica (CT) foi criada na 11ª Reunião Ordinária do Conselho, realizada em novembro de 2011, e tem o objetivo de avaliar as ações do Conselho com base, principalmente, em seu Plano de Ação. O resultado dos trabalhos da CT serão apresentados na próxima reunião do Conselho, quando todos os membros presentes poderão discutir a atualização do Plano de Ação elaborado em 2009.

O grupo também conferiu o andamento dos preparativos para a realização da 1ª Expedição do Conselho Consultivo, que será realizada no dia 20 de março. Este evento também foi proposto e aprovado na última reunião ordinária e tem o objetivo de proporcionar aos membros do colegiado uma visão geral do Parque e sua região de entorno, possibilitando o melhor entendimento dos problemas e potencialidades de cada localidade, o intercâmbio de experiências e a maior integração entre os conselheiros.

O trajeto abrangerá as porções norte, leste e sul do Parque, passando por diversas comunidades rurais e urbanas acessadas a partir das rodovias BR-277 (Curitiba-Paranaguá), PR-508 (Alexandra-Matinhos) e PR-412 (Matinhos-Guaratuba). No caminho serão realizadas diversas paradas em pontos pré-determinados, a fim de que os representantes das comunidades possam expor sua realidade. Como não é possível percorrer todo o perímetro do Parque em um só dia, a face oeste da Unidade de Conservação, situada no município de Guaratuba, será percorrida em outra etapa, dependendo da avaliação feita pelos participantes.

A Expedição está sendo organizada pela equipe do Parque, em conjunto com o Instituto Mater Natura, que desenvolve o Projeto PDA 468-MA: Gerenciamento Integrado de Unidades de Conservação da Mata Atlântica: a Capacitação em Gestão Participativa como uma Estratégia de Conservação. A atividade também receberá o apoio do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná, que viabilizará o transporte do grupo.

Uma resposta

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: