ICMBio prepara atualização do Atlas de Espécies Ameaçadas encontradas em Unidades de Conservação

A Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade (DIBIO) do Instituto Chico Mendes, está trabalhando na atualização das informações sobre as espécies brasileiras ameaçadas de extinção que são encontradas nas Unidades de Conservação federais. O objetivo é acrescentar os dados sobre flora, que ficaram de fora da primeira edição do Atlas, lançado em 2011 somente com informações sobre fauna. A publicação é considerada primordial pelo ICMBio porque apresenta as Unidades federais à sociedade de modo geral, mostrando a importância delas na conservação da biodiversidade brasileira, além de ser uma fonte de informações robusta e respeitada nos meios acadêmicos. O lançamento da nova versão está previsto para o 5º aniversário de criação do ICMBio, em agosto.

A equipe do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange já concluiu o levantamento das informações da Unidade para compor o Atlas e constatou o registro de ocorrência de doze espécies de animais e cinco de plantas, consideradas ameaçadas em âmbito nacional. A pesquisa bibliográfica se baseou nos trabalhos publicados sobre a Serra da Prata e nas informações do Livro Vermelho de Fauna Ameaçada no Estado do Paraná, porém, os dados publicados serão referentes apenas às espécies reconhecidas pelo Ministério do Meio Ambiente nas listas nacionais, por meio das Instruções Normativas nº 03/2003, n° 05/2004 e nº 06/2008.

A importância da proteção da biodiversidade pelo PNSHL é ainda maior quando são incluídas aquelas espécies sob risco em território paranaense, que não estão na mesma situação nacionalmente. Quinze espécies animais e treze vegetais, que constam somente na lista estadual, são encontradas ou tem sua ocorrência presumida nesta Unidade de Conservação.

Para conhecer as espécies ameaçadas que encontram proteção no PNSHL, acesse as páginas do blog com informações sobre Fauna e Flora na aba Sobre o Parque.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: