ICMBio divulga programa de voluntariado

O ICMBio implementou em 2009 o Programa de Voluntariado, regulamentado a partir da Instrução Normativa nº 03/2009. O objetivo do programa é fazer com que as pessoas expressem sua cidadania e seu comprometimento com o futuro do meio ambiente e com a qualidade de vida local, por meio do trabalho voluntário em Unidades de Conservação federais e Centros de Pesquisa e Conservação. Desta forma, a população poderá atuar como co-responsável, juntamente com os gestores dessas unidades, em diversas ações de conservação da natureza, tais como manejo para conservação, pesquisa e monitoramento, visitação e educação ambiental, entre outras.

Para participar do programa, as Unidades de Conservação elaboram um Plano de Voluntariado, que deve ser submetido à aprovação da Coordenação Nacional do Programa de Voluntariado, na Sede do Instituto, antes que as pessoas interessadas se cadastrem e iniciem o trabalho. Das 310 Unidades de Conservação federais, 38 já possuem um Plano de Voluntariado em atividade, sendo três no Paraná: Parque Nacional do Iguaçu, Reserva Biológica das Perobas e Parque Nacional do Superagui – clique aqui para saber quais são todas elas. O Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange está finalizando seu plano, que envolverá atividades de apoio a pesquisas científicas e adequação de trilhas para visitação e, nos próximos meses, divulgará as atividades.

Para saber como funciona o programa de voluntariado no Parque Nacional de Brasília, acesse o vídeo da Reportagem veiculada ontem na NBR Notícias.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: