Criada mais uma RPPN em Morretes

A edição do Diário Oficial da União do dia 11 trouxe a publicação da Portaria n° 89, assinada pelo presidente do ICMBio, criando a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) da Pousada Graciosa, no município de Morretes, às margens da Estrada da Graciosa.

A área, protegida por iniciativa dos seus proprietários, abrange pouco mais de 17 hectares de floresta, está inserida na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, reconhecida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura) e localiza-se próximo a outras Unidades de Conservação, como os Parques Estaduais da Graciosa e do Pico Marumbi.

A Reserva Particular de Patrimônio Natural é uma categoria de Unidade de Conservação da Natureza prevista na leislação brasileira que permite à iniciativa privada participar ativamente da proteção dos ambientes naturais. Ela tem como principal característica a  conservação da diversidade biológica, garantindo ao proprietário a titularidade do imóvel. As reservas podem ser criadas no âmbito federal ou estadual e apresentam índices altamente positivos na relação custo/benefício, além de contribuírem para ampliação das áreas protegidas no país e possuirem grande poder de difusão regional. A RPPN da Pousada Graciosa é a décima quinta RPPN federal criada no Paraná, sendo a terceira em Morretes. Entretanto, somando-se às reservas particulares criadas no âmbito do órgão estadual de meio ambiente, as RPPNs existentes no Estado ultrapassam o número de duzentos.

Para saber mais sobre estes assuntos acesse:

ICMBio

Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: