Comunidade Parati recebe visita de várias instituições

A equipe do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange, realizou na última semana, duas visitas de reconhecimento na região do Parati, local de grande beleza cênica, muito procurado para banhos e caminhadas ao ar livre, que está em parte dentro e em parte no entorno do Parque Nacional.

Estudantes de Aquicultura do CEM/UFPR, professores e equipe do PNSHL no Salto Parati.

Na primeira visita, realizada em 26 de outubro, nove alunos do curso de Aqüicultura do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná, acompanhados pelo professor Carlos Eduardo Belz e pelo ornitólogo André Magnani Xavier de Lima, percorreram a antiga estrada, conhecida como Caminho Novo do Cambará, que dá acesso ao salto e a comunidade do Parati. Durante o percurso, a equipe do PNSHL fez a contextualização histórica da área e os estudantes receberam informações pertinentes à disciplina de Biodiversidade e Conservação de Recursos. Com essa aula de campo, os estudantes tiveram oportunidade de vivenciar e conhecer um pouco mais sobre biodiversidade e conservação em uma área protegida.

Visita de reconhecimento da Trilha Cabaraquara-Parati

A segunda visita, realizada em 27 de outubro, foi organizada pela Câmara Temática de Turismo do Conselho Gestor da APA de Guaratuba e percorreu uma antiga trilha que liga as comunidades do Cabaraquara e do Parati. Esta visita teve como propósito identificar a área para a proposição de um roteiro turístico para a região, conforme previsão no Plano de Ação do Conselho Gestor da APA de Guaratuba. As adequações para  a recuperação e sinalização da trilha serão discutidas posteriormente.

Participaram dessa visita: a equipe do PNSHL; o presidente da Associação Guaratubana de Maricultores, Sr. Hamilton de Moura Kirchner Filho; a bióloga Ana Maria Franco, professora do curso de Ciências da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral; a chefe da APA de Guaratuba, Célia Rocha; o soldado Jefferson Dré, do Batalhão da Polícia Ambiental do Estado do Paraná; e a representante da comunidade Parati, Sra. Neusa Kadowaki, tendo como guia o Sr. Zeca, morador da comunidade do Cabaraquara.

2 Respostas

  1. Que ótimo saber que o Parque está desenvolvendo atividades e recebendo visitas, que muitas outras aconteçam pois essa é a melhor maneira de dar visibilidade ao PNSHL.

  2. […] Esta foi a segunda ocasião em que o Parque Nacional serviu de campo para as atividades da disciplina. A primeira vez ocorreu em outubro de 2011, quando a Comunidade do Parati e seus atrativos também foram visitados por alunos do curso de Aquicultura, como pode ser visto no link: https://parnasainthilairelange.wordpress.com/2011/10/31/comunidade-parati-recebe-visita-de-varias-ins… […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: