Encerrada capacitação sobre Plano de Manejo

Na última terça feira, dia 27, a equipe do ICMBio realizou a etapa final do Ciclo de Capacitação sobre Plano de Manejo, dirigida ao Conselho Consultivo do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange, com a participação de trinta e cinco pessoas.

Conselheiros, moradores de comunidades rurais convidados e alunos do curso de Gestão Ambiental da UFPR – Litoral participaram das atividades conduzidas por Ofélia Willmersdorf, que tem grande experiência na elaboração e no acompanhamento de Planos de Manejo. Ofélia é  funcionária do ICMBio e trabalha na Floresta Nacional de Ipanema, em Iperó, São Paulo.

Participantes conheceram as etapas da elaboração de um plano de manejo

No período da manhã a instrutora apresentou as etapas de elaboração de um Plano de Manejo, conforme o Roteiro Metodológico adotado pelo ICMBio para planejamento de Parques Nacionais. A palestra enfatizou as diferentes formas de participação da sociedade na construção do plano como: consulta aos órgãos públicos, oficinas abertas a todos os interessados, reuniões com os representantes do Conselho Consultivo do Parque e com os pesquisadores que desenvolvem trabalhos na região. Durante a apresentação, os presentes expuseram suas dúvidas e expectativas com relação à participação da população no processo. Ofélia mostrou que a população contribui com seus conhecimentos e opiniões desde a fase de diagnóstico – quando são coletadas informações sobre os aspectos sociais, econômicos, biológicos e físicos da região – até a fase final do planejamento, na qual é proposto o zoneamento e as atividades prioritárias a serem desenvolvidas na Unidade de Conservação. Esta política de inclusão da sociedade na gestão das áreas protegidas vem se afirmando desde a publicação da Lei n° 9.985 de 2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) e é uma das principais diretrizes do ICMBio.

Conselheiros experimentam técnicas que serão usadas nas consultas para o plano de manejo

À tarde, os presentes foram divididos em quatro grupos e fizeram um exercício para se familiarizarem a mais uma das metodologias que serão utilizadas nas futuras oficinas, quando ajudarão a construir a Missão e a Visão de futuro do Parque, elementos que norteiam o planejamento da área. A última atividade, desfeitos os grupos, foi a apresentação e discussão dos resultados. Não houve tempo para que as propostas fossem sintetizadas em um texto único que representasse a  ideia dos participantes sobre a Missão e a Visão de futuro da unidade de conservação. Ofélia se comprometeu a realizar este trabalho e encaminhar o resultado à equipe do Parque, para que seja apresentado na próxima reunião do Conselho.

A realização do curso recebeu apoio da Coordenação de Educação Ambiental e Capacitação do ICMBio, do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná e da Sanepar.

Uma resposta

  1. Com relação ao curso ministrado pela Sra Ofélia , foi excelente adorei e espero que ela cumpra o prometido e volte mais vezes, com certeza ela nos ajudará muito nos desafios que nós aguarda, na construção do plano de manejo;.
    Obrigada Sra Ofélia e VOLTEEEEE.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: