UFPR-Litoral desenvolverá projetos de aprendizagem no PNSHL

Estudantes do curso de Gestão Ambiental do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR-Litoral) escolheram ontem, 20, as regiões do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange onde desenvolverão projetos de aprendizagem do módulo de Introdução ao Sistema de Informações Geográficas.

Rodrigo apresenta o Parque a alunos de Gestão Ambiental

Convidados pelo professor Rangel Angelotti, coordenador do módulo, os analistas ambientais do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange, Rodrigo Filipak e Beatriz Gomes apresentaram aos alunos os aspectos gerais da Unidade de Conservação e as diversas formas de aplicação das ferramentas de geoprocessamento na sua gestão, com o objetivo de subsidiar a escolha das regiões a serem mapeadas.

Após a discussão, foram escolhidos três temas para realização dos projetos: ocorrência de espécies exóticas invasoras, potencial turístico e ocupação humana; que serão desenvolvidos em regiões distintas: rodovia PR -508 (Alexandra-Matinhos), Estrada do Parati e a interface entre os limites do Parque e a zona urbana de Matinhos.

A partir da próxima semana, os estudantes, divididos em três grupos, aprenderão a utilizar aparelhos de GPS e irão à campo para coletar os dados necessários para elaboração dos mapas. Além do mapeamento, cada grupo realizará uma pesquisa bibliográfica sobre o tema escolhido, a fim de contextualizar a problemática ambiental.

Outros módulos do curso de Gestão Ambiental e do curso de Agroecologia também desenvolvem projetos na área do Parque ou na região vizinha a ele. Esta é uma iniciativa extremamente válida e desejável, que concretiza a parceria entre o Parque Nacional e a Universidade, gerando benefícios não só para as duas instituições, como também à comunidade, uma vez que o Projeto Pedagógico da UFPR-Litoral visa a construção de um novo ciclo de desenvolvimento regional.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: