PNSHL ainda é pouco explorado por pesquisadores

O Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange (PNSHL) é uma unidade de conservação de proteção integral situada nos municípios de Matinhos, Guaratuba, Morretes e Paranaguá, litoral sul do Estado do Paraná, cuja gestão está a cargo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio. Em seus 25.000 ha, protege um dos trechos mais bem conservados da Mata Atlântica no país, abrangendo parte da Serra do Mar paranaense denominada “Serra da Prata”.

Contempla ambientes que variam de 10 metros sobre o nível do mar até montanhas com altitudes superiores a 1.400 metros. Tais montanhas compreendem uma representativa amostra de vegetação de Floresta Ombrófila Densa em suas sub-formações: submontana, montana, altomontana e campos de altitude. O PNSHL é reduto de diversas espécies da flora e da fauna ameaçadas de extinção e permite a sobrevivência de espécies altamente especializadas.

Brachycephalus izeksohni

As elevadas altitudes, associadas a os fatores climáticos, pedológicos e vegetacionais característicos, possibilitam a ocorrência de considerável grau de endemismo. Um dos exemplos é o anuro Brachycephalus izecksohni, que mede apenas 125 milímetros e é endêmico das regiões mais altas da Serra da Prata, onde foi descrito em 2005. Mamíferos de grande porte como a anta (Tapirus terrestris), a onça-pintada (Pantera onca) e a suçuarana (Puma concolor) estão entre os animais protegidos pelo Parque. Entre as espécies vegetais ameaçadas de extinção estão o Palmito-jussara (Euterpe edulis), Canela-preta (Ocotea catharinensis), Canela-sassafrás (Ocotea odorifera), Guassatunga (Casearia paranaensis), Xaxim (Dicksonia sellowiana), Guamirim (Myrcia tenuivenosa). Há ainda um grande número de epífitas, com destaque para bromélias e orquídeas.

O perímetro do Parque está inserido na área-núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (UNESCO), em área importante para conservação de aves (Important Bird Áreas – BirdLife International), dentro das Áreas Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade (MMA), na área de Tombamento da Serra do Mar (Estadual) e na Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual de Guaratuba.

O Parque está situado a menos de 100 km de Curitiba, tendo como principal acesso a BR-277 (rodovia Curitiba – Paranaguá). Sua Sede Administrativa – na parte sul do Parque, em Matinhos/PR – pode ser acessada pela PR-508 (rodovia Alexandra – Matinhos), ou pela PR-412, via ferry-boat, a partir de Guaratuba, para quem vem de Santa Catarina. No entorno do Parque existem inúmeras propriedades rurais com plantios agrícolas e piscicultura, além de áreas com alta pressão urbanística (balneários) e econômica (sítios de implantação de programas governamentais na área de transportes, mineração, etc).

A grande disponibilidade hídrica existente na Serra da Prata resulta em mananciais superficiais de fundamental importância: ao protegê-los, o PNSHL fornece água de excelente qualidade à grande parte da população desta região do litoral paranaense.

Deslizamentos na Serra da Prata, porção norte do Parque

A região apresenta, naturalmente, grande fragilidade ambiental e foi cenário de extensos deslizamentos de solo e pedras no início de 2011, devido às chuvas intensas e contínuas. Tais eventos climático-geológicos  geraram novas oportunidades de pesquisas, incluindo a recuperação das áreas afetadas.

Existem poucos trabalhos de pesquisa realizados no âmbito do PNSHL, que é aberto a todas as áreas do conhecimento. O Parque possui alojamento para pesquisadores na cidade de Matinhos, junto à Sede Administrativa, até o final de 2011 (depois, haverá mudança de endereço e um novo alojamento ainda está em negociação), e dispõe de veículos para eventual apoio a pesquisas. Na cidade de Matinhos há hotéis, pousadas, restaurantes, lan house, hospital e demais infraestrutura necessária.

Para realizar pesquisas no Parque, o pesquisador necessita solicitar autorização por meio do SISBIO (www.icmbio.gov.br/sisbio).

A equipe do PNSHL coloca-se à disposição para demais esclarecimentos no telefone (41) 3452-6340 e no e-mail parnashl.pr@icmbio.gov.br .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: