ICMBio e Instituto Mater Natura realizam a 2ª etapa de capacitação do Conselho Consultivo do PNSHL

Conselheiros e convidados participam da 2ª etapa de capacitação sobre plano de manejo

Com a presença de cerca de quarenta pessoas, foi realizada na última terça feira, em Matinhos, Paraná, a segunda etapa do ciclo de capacitação sobre Plano de Manejo dirigida ao Conselho Consultivo do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange (PNSHL).

Conselheiros reunidos para capacitação

Além dos membros do Conselho, participaram também das atividades: representantes de instituições que ainda não fazem parte do colegiado, como a Secretaria de Estado de Turismo (SETU) e a Motirõ Sociedade Cooperativa, alunos da UFPR-Litoral e a Analista Ambiental da Estação Ecológica de Guaraqueçaba/ICMBio, Maria Elisa Vieira.

A condução das atividades na parte da manhã foi realizada pela bióloga Renata Garret Padilha, que atua no projeto de Capacitação para Gestão Participativa  de Unidades de Conservação, desenvolvido pelo Instituto Mater Natura, e é membro do Conselho, no qual representa o Instituto de Ecoturismo do Paraná (IEPR). Renata iniciou o dia propondo uma breve reflexão sobre o presente e o futuro, que deveria ser registrada por cada um através de desenhos ou frases e apresentada a todos.

Representantes de Morretes e Paranaguá localizam suas comunidades em relação ao Parque

Em seguida, os presentes se reuniram em grupos de acordo com o município que representam e receberam um mapa do PNSHL, no qual deveriam indicar a localização de suas comunidades, quais as atividades econômicas desenvolvidas, principais atrativos turísticos existentes, problemas ambientais e outros relevantes, possíveis ameaças ao patrimônio natural e os locais utilizados pelas comunidades para realização de eventos e reuniões. Essa atividade, conhecida como “mapa falado”, teve como objetivo estimular os conselheiros a perceberem as relações existentes entre suas comunidades e o Parque, bem como possibilitar o contato com uma das ferramentas que serão utilizadas durante a elaboração do Plano de Manejo da Unidade de Conservação (UC).

No período da tarde, após a exposição dos resultados de cada grupo, a Analista Ambiental do PNSHL, Beatriz Gomes, apresentou o Roteiro Metodológico para elaboração de Planos de Manejo, documento adotado oficialmente pelo ICMBio para orientar a construção dos planos de manejo para parques nacionais, reservas biológicas e estações ecológicas. O Roteiro explica, detalhadamente, as diretrizes do planejamento, assim como as etapas que devem ser observadas tanto para a elaboração como para a revisão dos planos de manejo. Neste primeiro contato com o roteiro, os conselheiros receberam noções gerais, como a abrangência da abordagem do Plano de Manejo, que não se restringe à área da UC; e as características do planejamento: contínuo, gradativo, flexível e participativo. A apresentação destacou a importância da participação da sociedade na construção do plano, para que ele possa levar à unidade de conservação a atingir seus objetivos, respondendo aos anseios das comunidades locais e minimizando conflitos. Ao longo da apresentação, os presentes puderam expor suas dúvidas, que foram esclarecidas por Beatriz com a participação de outros membros da equipe do PNSHL, que enriqueceram a discussão com experiências adquiridas em outras unidades de conservação.

O ciclo de capacitação sobre plano de manejo teve início em 02 de agosto e está sendo realizado com apoio da Coordenação de Educação Ambiental e Capacitação Externa da Diretoria de Unidades de Conservação Uso Sustentável do ICMBio, que viabiliza o transporte e alimentação dos representantes comunitários, e da Sanepar, que oferece o coffee-break. Para a realização desta etapa, a equipe do PNSHL também contou com apoio do Instituto Mater Natura, que conduziu parte das atividades, e da direção do Complexo Educacional Municipal Francisco dos Santos Junior, que cedeu o espaço para realização das atividades. A escola está localizada no bairro Tabuleiro, em Matinhos, e é uma das mais próximas à unidade de conservação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: