Conselheiros da APA de Guaratuba discutem funcionamento do Conselho

Foi realizada nos dias 23 e 24 de agosto, uma oficina de capacitação, com  objetivo de discutir as ações necessárias para dinamizar o funcionamento do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental de Guaratuba. O evento foi organizado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), órgão gestor da APA, com apoio do Projeto Cultimar, vinculado ao Grupo Integrado de Aquicultura e Estudos Ambientais da Universidade Federal do Paraná, que desenvolve trabalhos na região da Unidade de Conservação desde 2005.

Por meio de reflexões individuais, atividades em grupo e discusões entre todos os participantes, foi construído um diagnóstico da situação atual do Conselho Gestor, com indicação dos pontes fortes e fracos inerentes à sua composição, bem como os fatores externos que podem auxiliar ou dificultar seu funcionamento.

Uma antiga pendência do Conselho, que foi resolvida durante o evento, foi a definição da Secretaria Executiva, grupo de apoio à presidência do golegiado que se responsabiliza pela organização das reuniões e por encaminhar as decisões do Conselho.

Também durante a oficina foram avaliadas as câmaras temáticas e feitos os ajustes necessários na sua composição, uma vez que houve alteração de representantes de algumas instituições. Estas câmaras são responsáveis pela discussão de assuntos específicos relacionados à gestão da APA, como agricultura, mineração, turismo e avaliação de projetos de pesquisa, entre outros. Os coordenadores das câmaras se comprometeram a relizar reuniões e apresentarem os resultados na próxima reunião do Conselho, que será realizada em outubro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: