A Marca

“O ser humano, diante da natureza, torna-se parte da mesma.”

Este é o conceito do Parque traduzido pela sua logomarca, escolhida em 2004 por meio de um concurso realizado entre alunos do 5° período do Curso Superior de Tecnologia em Artes Gráficas do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR). A Comissão julgadora, formada pela equipe da Unidade de Conservação e por professores da área de Artes Visuais, escolheu o projeto elaborado por José Ricardo Hurmus e Bruna Jorge, que receberam como prêmio uma viagem ao Parque Nacional do Iguaçu, com direito ao passeio Macuco Safari e sobrevôo de helicóptero.

Para desenvolver o projeto, a equipe vencedora interpretou os dados coletados por meio de entrevistas e analisou marcas existentes sobre o mesmo tema, desenvolvendo a proposta nas cores verde, laranja e preto.

O verde está relacionado à natureza, esperança e tranquilidade e foi utilizado em dois tons: o mais claro apresenta maior luminosidade, estando relacionado à luz do amarelo, a cor preferida dos entrevistados; enquanto o tom escuro transmite a tranquilidade e a pureza do azul, a segunda cor mais votada. Em contraposição, o laranja dá energia à logomarca.

As formas remetem ao contorno das folhas, que foram colocadas em diferentes tamanhos simbolizando o crescimento das plantas. As linhas orgânicas dispostas na horizontal e na diagonal tranquilizam a composição e lembram o contorno de morros e dos rios que descem a serra, ambos elementos marcantes na paisagem do Parque.

Os autores relacionaram a primeira folha à fase inicial do ciclo de vida de uma planta: a semente. Após três transformações está a última folha, que assume a forma de um fruto, responsável por iniciar um novo ciclo. O círculo laranja na última folha está relacionado ao sol, fonte de energia para as plantas e principal agente do ciclo.

O logotipo é composto por três nomes: Parque Nacional, que indica a área de atuação, Saint-Hilaire/Lange, a denominação da Unidade de Conservação, e Serra da Prata, que indica sua localização. O nome do Parque, foi destacado pelo uso de letras em tamanho maior e mais escuras que os outros componentes do texto.

O ser humano também está presente na logomarca: a folha menor do símbolo representa um olho fechado, que se transforma em um olho estilizado, aberto, simbolizando o olhar humano.

Desta forma, com poucos elementos que representam a natureza, os autores descreveram o ciclo seguido por ela, sem esquecer da presença humana.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: